Suplementação de vitamina D3 não resultou em resultados beneficos em pacientes com esclerose multipla em estudo na Noruega
Mult Scler. 2012 agosto; 18 (8) :1144-51. Epub 2012 21 de fevereiro.
Efeito da suplementação de vitamina D3 em recaídas, progressão da doença e medidas de função em pessoas com esclerose múltipla: resultados preliminares de um estudo duplo-cego randomizado controlado.
Kampman MT, Steffensen LH, Mellgren SI, Jørgensen L.
FonteCentro de Investigação Clínica e Educação, do Hospital Universitário do Norte da Noruega, Tromsø, na Noruega. margitta.kampman @ unn.no
Abstrato
JUSTIFICATIVA:Altos níveis de vitamina D pode reduzir o risco de recaídas e progressão da doença de pacientes com esclerose múltipla.
MÉTODOS:Este estudo de 96 semanas controlado randomizado foi desenhado para avaliar o efeito da vitamina D (3) suplementação sobre a densidade mineral óssea em pessoas com esclerose múltipla. A suplementação com 20.000 UI de vitamina D (3) semanalmente levantou soro mediana 25-hidroxi vitamina D (25 [OH] D) a 121 nmol / L. A intenção de tratar modificada análise incluiu 35 pessoas em que a vitamina D (3) de grupo e 33 no grupo de placebo. Os participantes foram de 21 a 50 anos e totalmente ambulatorial (Status Scale mediana Expanded Disability (EDSS) 2.5). Estudamos o efeito da suplementação de vitamina D (3) sobre os resultados exploratórios anualizadas taxa de recidiva (ARR), EDSS, esclerose múltipla funcionais compostos (MSFC) componentes, força de preensão e fadiga.
RESULTADOS:Depois de 96 semanas, não houve diferença significativa entre os grupos em ARR (diferença absoluta 0,10, 95% CI -0,07 a 0,27, p = 0,25), EDSS (diferença absoluta -0,01, IC 95% -0,35 a 0,35, p = 0,97) , componentes MSFC, força de preensão, ou fadiga.
CONCLUSÃO:A suplementação com 20.000 UI de vitamina D (3) semanal não resultou em efeitos benéficos sobre os medidos esclerose múltipla resultados relacionados. Este estudo não foi desenhado para atender os resultados clínicos, mas nenhum dos resultados foram sugestivos de um efeito nesta população não selecionada de pessoas totalmente ambulatoriais com esclerose múltipla.
Comentário emEsclerose múltipla: terapia esclerose múltipla - vitamina D sob holofotes. [Nat Rev Neurol. 2012]
Comentários
Postar um comentário