Pular para o conteúdo principal

Cientistas descobrem forma de ativação da esclerose múltipla

WASHINGTON- As lesões de tecido nervoso encontradas em pacientes com esclerose múltipla podem ser explicadas pela ação de glóbulos brancos orientados de forma errada. Normalmente responsáveis pelo combate a organismos nocivos invasores do corpo, as células T citóxicas — como é chamado este tipo de glóbulo branco — foram o elo encontrado para a explicar o distúrbio em um estudo da Universidade de Washington.
A esclerose múltipla é caracterizada por lesões inflamatórias que danificam a comunicação entre neurônios. Estranhamente, o estudo, publicado esta semana na “Nature Immunology” também indica que as células T podem apresentar também o efeito inverso e proteger o sistema nervoso do surgimento de novas lesões. O problema surge quando as mesmas células são enganadas por ordens erradas de ataque.
Acredita-se que a doença é um desvio na forma como o corpo reage a doenças, atacando a si mesmo em vez de só combater os invasores. Por algum motivo até então não conhecido, o sistema imunológico das pessoas portadoras da doença age contra a baínha de mielina, ambiente que envolve as células neurais e permite a comunicação entre elas. O que o grupo da Universidade de Washington descobriu foi como que outro tipo de célula presente no sistema nervoso, chamada de pilhas dendrítico, davam comandos errados a células T “ingênuas” para atacar a bainha de mielina. Essa descoberta pode guiar tratamentos especializados que evitem os efeitos colaterais dos atuais tratamentos para a doença, como os que usam corticoides.
Para que as células T reconheçam as proteínas produzidas por um vírus, por exemplo, a bainha de mielina ou qualquer outro tipo de célula precisa quebrar essas proteínas em pedaços menores, chamados de peptídios, e então apresentar essa substância de uma forma que a célula T a reconheça.
A esclerose múltipla geralmente surge entre os 20 e 40 anos de idade. Em sua fase de desenvolvimento, a esclerose múltipla causa problemas de visão, incapacidade de andar, entre outros sintomas.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/cientistas-descobrem-forma-de-ativacao-da-esclerose-multipla-7264986#ixzz2Npb2q0w6
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem Esclerose Multipla? Cuidado com o Zika Vírus.

Amigo com esclerose múltipla. Cuidado com o Zika Vírus. A nossa imunidade já não é o ponto forte do nosso organismo. E o vírus da Zika pode ser perigoso para gente. A reação imunológica que ele causa em alguns casos...pode ser perigoso para nós, pacientes com EM. Então protejam-se. Usem repelentes e evitem regiões com o mosquito. Não brinquem. Usem roupas e calças compridas em locais com mosquitos. Vale lembrar... A relação do zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, com a microcefalia já foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Agora, o ministério esclarece que a infecção pelo zika também pode provocar a síndrome de Guillain-Barré. Essa síndrome afeta o sistema nervoso e pode provocar fraqueza muscular e paralisia - geralmente temporária - dos membros. O número de casos de uma síndrome rara cresceu em pelo menos cinco estados brasileiros. O Ministério da Saúde afirma que pode ter relação com o zika vírus, mas a situação continua sendo investigada.

Efeitos colaterais da pulsoterapia (therapy with 1 gram of cortisone)

Há dez dias atrás eu tive um surto que me diminuiu discretamente a sensibilidade da perna esquerda e do pé esquerdo. Fiz uma pulsoterapia com 1 grama de cortizona e soro glicosado no domingo, na segunda e na terça. O soro fisiologico aumenta a retenção de liquidos então eu sempre opto pelo soro glicosado. Vale lembrar que minha glicose é normal, desta forma não tenho problemas com o soro glicosado. Eu trabalhei normalmente todos os dias. Claro que me senti enjoada, cansada, tive dor na perna, meus leucocitos subiram sei lá porque???? Inchei um bocado... Vomitei pouco pois fiz dieta com sopa de legumes todos os dias. Não parei com o interferon. Tive dor de cabeça. Tomei ibuprofeno e novalgina. Tomei muito suco...comi muito abacaxi. Assim, começei a desinchar mais rápido. Minha pele que é ótima e nunca aparece espinhas, mas quanto faço pulso ela começa a aparecer uma espinha ou outra. Começo a lavar o rosto toda hora. Assim, evito oleosidade e logo as espinha s...

Vitamina D X Calcio X Fraqueza muscular

Algumas pesquisa demonstraram que pacientes com esclerose mulitpla podem ter uma alteração em um gene que dificulta o contato do receptor celular para vitamina D. Em paralelo, pesquisas recentes apontam, portadores com esclerose multipla podem ter insuficiência de vitamina D. Outras pesquisas, sugerem que a falta de vitamina d pode ser a causa da esclerose multipla. Nada comprovado. Na ciência NADA é definitivo!!! Entretanto, curiosamente...a falta de cálcio no músculo é responsável pela fraqueza muscular dos idosos. Não aconteceria o mesmo com os portadores de EM?